Design sem nome.png

SALÃO DE CONCERTOS

DUO

Lars Hoefs, violoncelo
Aline Alves, piano

"Bachianas Brasileiras em Novos Arranjos”

Campinas, 18/09/2021, 11h

PROGRAMA

Villa-Lobos

 Bachianas Brasileiras no. 2 

    II. O Canto da Nossa Terra (original)

Villa-Lobos (arr. Hoefs)

Bachianas Brasileiras no. 8
   I. Prelúdio – Adagio
   II. Ária – Modinha

Villa-Lobos (arr. Hoefs)

Bachianas Brasileiras no. 4
   I. Preludio - Introdução

Villa-Lobos (arr. Hoefs)

Bachianas Brasileiras no. 3
   II. Fantasia – Devaneio

Villa-Lobos 

Bachianas Brasileiras no. 2
   IV. O Trenzinho do Caipira (original)

 

 

ALINE ALVES
Aline Alves foto_edited.jpg

A pianista Aline Alves possui doutorado em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em música, performance em piano, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e bacharel em piano pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde atuou como pianista junto ao Grupo de Percussão da UFU entre 2007 e 2009. Em sua formação pianística destacam-se as orientações de Araceli Chacon, Mônica Hassan e Maurícy Martin.  Recentemente ela tem apresentado concertos online pelo Museu Villa-Lobos (“Grande Concerto Virtual”, e “Recital de Duo” no 58 Festival Villa-Lobos), ANPPOM, APRAPEM, e pelo Pasadena Presbyterian Church de California (“Villa-Lobos and Bach”).  Junto com violoncelista Lars Hoefs, ela apresentou no youtube o projeto Bachianas Brasileiras Caseiras, dialogando obras de Villa-Lobos com Bach e musica contemporânea brasileira incluindo estreias sul-americanos de pecas de Joao Guilherme Ripper, Ricardo Tacuchian, e Jose Augusto Mannis.  Em 2022 ela vai realizar seu debut norteamericano com vários concertos no sul de California, apresentando repertorio brasileira contemporâneo e do século XX.   
 

Além de suas atuações como pianista, ela mantém uma intensa atividade como professora.  Seu estudio de alunos particulares em Campinas já produziu talentos premiados em concursos, ela é professora de piano no Centro Suzuki de Campinas, e desde 2020 ela atua como professora substituta no UNESP.
Após 20 anos, a nossa orquestra volta à ativa, com músicos profissionais, alunos e amantes da música da cidade. É mais um capítulo de uma história orquestral dentro do Conservatório Carlos Gomes que entrelaça a trajetória da escola com a da cultura campineira. Há mais de 60 anos, nós tivemos nossa primeira orquestra, com o maestro e professor Luís do Túlio e que deu origem à Sinfônica Municipal de Campinas. Posteriormente, em 1983, renasce com o maestro Edmundo Hora, alguns anos depois com José Eduardo Gramani e agora é retomada com muita energia musical do professor Silas Simões, renovando um trabalho tão importante não apenas para o Conservatório, mas para os músicos e para a cidade de Campinas!

Lars_aa (26).jpg

O violoncelista Lars Hoefs, professor de violoncelo e história da música na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) desde 2013, desempenha e ensina na América do Sul, nos Estados Unidos e na Europa.  Destaques recentes incluíram o ciclo integral das cinco sonatas de Beethoven para violoncelo e piano em Chicago e San Diego, o projeto ‘Beethoven para o futuro’ em Campinas, o projeto online ‘Bachianas Brasileiras Caseiras’, e o lançamento do álbum ‘Cello Solo Brasileiro, vol. 1’.  Ele publicou vários artigos sobre Villa-Lobos incluindo na revista The Strad de Londres. 

Lars é diretor artístico e violoncelista do Villa-Lobos International Chamber Music Festival no sul da Califórnia, o único festival dedicado à música de câmara latino-americana nos Estados Unidos, com 6 edicoes já realizados. Originalmente de Wisconsin, Lars obteve seu diploma de ensino médio na North Carolina School of the Arts, um Bacharelado da Northwestern University estudando com Hans Jorgen Jensen, e ambos os cursos de mestrado e doutorado da University of Southern California, em Los Angeles, onde estudou com o ex-spalla da Los Angeles Philharmonic, Ronald Leonard.

 

Lars fundou e lidera o Unicamp Cello Ensemble, uma orquestra de violoncelos que gravou o álbum ‘Cellos Without Borders’ e apresentou em salas importantes no Rio de Janeiro, São Paulo, Campos do Jordao, e Los Angeles, California.  Lars liderou a estreia europeia da Fantasia Concertante para orquestra de violoncelos de Villa-Lobos no festival Krakow Cello Spring em fevereiro 2020.  Em agosto 2021 ele gravou um disco de música de Peter Sprague para quarteto de jazz pelo Chamber Music America.

LARS HOEFS